Hiper Badotti 93017
23/07/2021 às 06:50
Visualizações: 16434

Quirera Gourmet – 23/07/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho
Imobiliária Fabiano Santos 137876

Pimenta…

Não acompanhei os motivos que levaram o Prefeito Oscar Martarello a soltar os cachorros em vereadores de Xanxerê, dia desses em emissoras de rádio. Mas deve ter seus motivos. O chororô de alguns vereadores, na sessão de quarta-feira (21/07), também indica que devem ter doídas as porradas. Ou em português mais educado, devem ser verdades… Críticas, como bem disse um vereador ao responder ao prefeito, são parte do jogo de quem se elegeu prefeito, são normais. E são mesmo…

Estrelas de Primeira Grandeza

O vereador só esqueceu de lembrar que críticas também são vistas como ‘normais’ quando dirigidas aos vereadores. E principalmente críticas feitas pelo prefeito. Ou será que não? Tenho evitado ver até o final o espaço “Palavra Livre” nas sessões da Câmara. Porque – como já disse aqui – há que se dar um tempo para os vereadores – a maioria novatos – se acostumem com as luzes do palco. Mas alguns seguem vestindo as roupas de estrelas de primeira grandeza, no ímpeto de agradar a plateia. É a glória, mais a sua amiga, conhecida como fogueira das vaidades….

Trabalhar Juntos

E se Martarello julgou necessário criticar ou reclamar dos “nobres colegas”, as nossas excelências os vereadores, vou avisando que não tenho procuração para defender o prefeito, nem quero qualquer tipo de procuração “desse tipo”. Mas é óbvio que é direito dele fazer a crítica – mesmo que o vereador ache que ele não pode! Olhando daqui, sem mesmo saber os motivos das críticas do prefeito, defendo e defenderei, sempre, o direito de crítica. Mas penso que vereadores e prefeitos podem e devem trabalhar juntos. Para o bem de ambos e para o bem da comunidade que os elegeu!

Nem Beijos, Nem Balas

Relacionamentos entre prefeitos e vereadores às vezes são muito íntimos, e às vezes viram tiroteios. É lógico que o ideal é nem um nem outro. É preciso, acima de tudo, maturidade, eu penso. Para entender – de vez e sem perder nunca isso de vista – é preciso lembrar que ninguém foi eleito para criticar, nem para puxar o saco do prefeito, todo dia, toda hora. Estão ganhando bons salários para trabalhar e ajudar a população ter melhores condições de vida – como eles nãos e cansam de repetir! E existem muitas maneiras de se fazer isso, sem brigar. E não apenas aprovando moções disso e daquilo…

Discursos Óbvios

Já se disse, milhões de vezes, que (boa) política não se faz com o coração, e nem com a língua! Faz-se com a massa cinzenta, o cérebro, a inteligência. Cada vez que assisto transmissão da sessão Legislativa tem vereador repetindo – como se isso fosse uma grande descoberta, inédita – que ele está lá para representar a comunidade…. Que ele vai ser favorável ao que for bom para o povo, e contrário ao que não for. E o palavrório vazio segue, interminavelmente. Vereadores, de todos os partidos, em todas as câmaras, deveriam ser proibidos pelo regimento de falar o óbvio ululante. De dizer o que estamos carecas de saber. E tentar, ao menos, serem mais produtivos e mais inteligentes! Ou, falar menos e fazer mais!

Pode Muito!

Parece que escuto daqui alguém argumentando que “vereador não pode fazer nada”. E eu digo que essa afirmação não é digna de um bom vereador, porque vereador pode, sim, fazer muitas coisas boas! Isso além de aprovar moções, reclamar de buraco de rua e de lâmpada queimada. É só pensar no trabalho de vereador como de formiguinha, de construir soluções, junto, ao lado, e somando forças com a força da comunidade. E isso já é mais que simplesmente esbravejar na tribuna e pedir para o prefeito “resolver tudo. Porque ele foi eleito para isso”…. É muita demagogia e muita fogueira de vaidades. É preciso merecer o salário que o povo lhes paga. E bons salários!

Melindres

Sorte que entre mortos e feridos essa arenga entre prefeito e vereadores – pelo menos olhando daqui, parece não ter produzido maiores estragos. Resultou apenas em alguns melindres, desses de levar vereador discursar na Tribuna da Câmara de Xanxerê como se falasse no Senado Romano, há alguns séculos atrás! Pompa e circunstância, devidamente enfeitados com bandeirolas de elevação de voz e entonação grave, como se estivesse se queixando de uma bomba atômica jogada sobre sua casa! O teatrinho já estaria na hora de encerrar seu show…Hora de vestir as sandálias da humildade e….mostrar trabalho! Não só blá-blá e blá!

Em Família

Mudando para Brasília, as coisas lá também não estão melhores: O futuro Ministro da casa Civil, Senador Ciro Nogueira (PP-PI) deixa sentada na sua cadeira, para receber salário de senadora, ninguém menos que…sua mãe, a senhora Elaine Nogueira! Vai dizer que não é lindo!!! Ficou tudo em família. Ciro é um dos baluartes do Centrão e o despresidente avisa que está ‘cercando o frango’ para não perder apoios do famigerado Centrão, caso a CPI ou qualquer outro consiga abrir processo de impeachment. A política brasileira é podre, faz tempo. Mas ultimamente a podridão perdeu a vergonha na cara.

Do PP….

Não querendo ser chato, mas até querendo ser: Vocês já imaginaram o barulho, se esse Senador Nogueira fosse de um partido de esquerda ou – benzódeus!!! Do PT??? Mas é do PP!! Partido do Maluf, do Amin,..E não por acaso o partido com maior número de deputados punidos e envolvidos com a Lava Jato…Mas aí tudo bem, são nomes ‘de estimação da grande imprensa’! Veja bem dois que não estou desancando só o PP, porque – repito o que já disse, nenhum partido político brasileiro tem ficha limpa. Nogueira é cacique do Centrão… E já chamou Bolsonaro de fascista, e também disse que Lula foi o maior presidente que esse país já teve – o que muda nada! Sempre do lado que o vento sopra…. Políticos que trabalham para eles. E para suas famílias….

Vergonheiras….

O que me atenta são duas vergonhas: Um cara desses assumir o Ministério da Casa Civil do desgoverno do que sobrou desse país, e deixar em seu lugar numa casa chamada SENADO FEDERAL, a….sua mãe! A imprensa brasileira hoje – mais que nunca – dá vontade sim, de rasgar o diploma de Jornalista! Só que não, estaria fazendo a felicidade de muitos. E só tenho esse. Embora não tenha lá grande valor, tenho muito orgulho dele e não tenho planos de engaveta-lo, nem de fazê-lo passar qualquer vergonha!

Um Bom Final de Semana a Todos (as)!

Imobiliária Fabiano Santos 137876

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br