Hiper Badotti 93017
18/01/2021 às 07:59
Visualizações: 38775

Quirera Gourmet – 18/01/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho
Imobiliária Fabiano Santos 137876

Marcha Ré

Nas redes sociais crescem as críticas ao (des)governo federal e, mais ainda, aos que votaram nele. Acredito que criticar quem votou nele não resolve mais nada, o mal já foi feito. Mas tomara que os que fizeram tamanho disparate com seu voto livre e consciente – apesar de muitos avisos – revejam seus critérios na próxima eleição para presidente. Já vira uma ladainha, muito grande, falar das inúmeras ações de governo que contrariam e/ou prejudicam a maior parte da população. Mais que isso, não se vê uma ação, nem projeto, nem ideia de governo, por exemplo, que gere uma expectativa de reativar a economia. Tem a Pandemia, lógico. Mas em outros países também tem a mesmíssima Pandemia, e eles andam para frente. O Brasil, para trás. E todos estamos só assistindo, quietos, criticando, até ontem apenas nas redes sociais. Mas neste final de semana já surgiram panelaços e carreatas. A falta de oxigênio em Manaus pode ter sido a gota d’água…

Xiitas. Ou Cegos

A estas alturas nem interessa mais em quem se votou para presidente. Interessa a meu ver retirar, afastar, fazer qualquer coisa para esse despresidente não continuar destruindo a nação e revoltando a maior parte dos cidadãos – menos os xiitas radicais, seus seguidores. Ou cegos. Aqueles que não conseguem entender o que está acontecendo simplesmente por que não querem entender. Deve ser algum orgulho doentio, que invadiu suas cabeças, junto com a Pandemia. Na semana que passou o que aconteceu em Manaus de novo estarreceu o mundo, não só os brasileiros. Nem dizer que “acabaram com a corrupção”, ou “com o comunismo” – duas vergonhosas mentiras, resolve mais. E culpar Lula, Dilma e o PT é argumento com validade vencida…

Militares

Falta, e sempre faltou nesse desgoverno, planejamento, em tudo. Principalmente com algo que não se deve brincar: a saúde do povão! E isso que o próprio general Ministro da saúde, em pelo, esteve no Amazonas dias antes de faltar oxigênio. O General – que foi rebatizado de “Pezaduello” – disse que estava tudo certo por lá. E receitou cloroquina! É desesperador: Quando o governo pode, tem oportunidade de evitar o pior, vai lá, olha, e diz que está tudo certo. Mas está tudo errado. Isso tem nome: Incompetência. E irresponsabilidade! Mas o ministro é general. Fosse um civil, estava na rua! Outra confusão foram as demissões no Banco do Brasil: O despresidente culpa o presidente do banco, um civil. E disse que desconhecia as medidas anunciadas…

Mente, e Mal!

E o ministro General Pezaduello foi indicado por sua decantada expertise em logística…O que nos permite acreditar que o governo, mais uma vez, tentou mentir para a nação. Mas nem isso conseguiu. E o rastro da incompetência leva a todos os ministérios do (des)governo. A Ford foi embora e só depois dela anunciar que iria embora o governo descobriu isso. Ninguém sequer lembra quem é o Ministro da Indústria e Comércio, só do Posto Ipiranga, o senhor Paulo Guedes. Este, com todo respeito aos postos Ipiranga, vendeu só falsidades até agora. Se vendesse gasolina, seria batizada, com certeza. É possível constatar, para não criticar muito, um governo ridículo. Cômico, se não fosse trágico! Só dá bola fora e tiro no pé!

Pessoa Errada, Lugar Errado

Não existe mais qualquer país do mundo civilizado governos democráticos que empreguem militares na complicada e exigente esfera de trabalho da administração pública. Existem hoje escolas, cursos, faculdades e o escambau para ensinar administração pública. Nenhum desses instrumentos consta do ensino ministrado aos militares, nem mesmo a generais, que conhecem absolutamente nada de governo, muito menos de política, boa ou má…. Sabem e foram preparados para mandar.E para serem obedecidos, sem questionamentos ou diálogo… Mas quem manda sem saber o que está fazendo, nem com o que e com quem está lidando… o resultado é bem conhecido: Dá merda! Foi o que aconteceu em Manaus, com a Ford e em muitas outras vergonhas mundiais! General ministro é pessoa errada, no lugar errado! Lugar de militar é no quartel. E olhalá!

A Próxima

Não acho graça nenhuma em ver tanta coisa errada num só governo, em apenas meio mandato. Isso, me parece é o que está começando a pegar: O Brasil e principalmente os brasileiros vão aguentar, quietinhos como ficaram até agora, tanta incompetência? Tanto desgoverno e tantas barbaridades se sucedendo, uma atrás da outra, todo dia, toda semana, sem dar uma folguinha para respirar. Depois de faltar oxigênio em hospitais de cidade onde a pandemia vinha crescendo há semanas – sem ninguém fazer nada e ainda com líderes governistas tentando esconder a gravidade – a pergunta é: qual será a cagada do governo nesta semana? Isso é terrorismo legítimo. Ultimamente dá medo conferir as notícias…

Greves?

Me fazem rir os poucos amigos – só eleitores dele – que ainda tem a coragem de arriscar dizer que “ele ganha de novo em 2022”. Deveriam se preocupar em torcer para ele conseguir se manter no cargo este ano. Porque do jeito que começou o ano, em menos de um mês as coisas só pioraram, e muito. É inflação comendo solta, desemprego, alertas de que sem auxílio de emergência vai ser o caos…E nesta semana caminhoneiros ensaiam uma greve geral – que não acredito que aconteça, pois a classe, quase que de forma unânime, é e sempre foi uma das mais radicais defensoras do (des)governo. De qualquer forma, o alerta é grave: Se os caminhoneiros, seus apoiadores, estão desse jeito, outras classes de trabalhadores também vão berrar. E logo.

Berço Esplêndido

E por pior que sejam as notícias, nada consegue abalar a confiança desses que acreditam na reeleição do (des)presidente. Não enxergam (porque não querem enxergar) que seu apoio popular hoje deve andar na casa dos 30%, com clara tendência de queda. E daqui uns dias, sem auxílio de emergência e sem comida em casa, não haverá notícia boa capaz de segurar a insatisfação, por mais anestesiados que estejam os brasileiros. Para mim, a rigor, a maior decepção, eu diria até vergonha mesmo, é ver esse país eternamente deitado em berço esplêndido não ver seu povo protestar e exigir seus direitos, antes que seja tarde demais…

Saudades de 2020?

Espero – há semanas – poder ouvir uma notícia positiva, de impacto, que ao menos nos anime uns 5% com relação ao futuro deste riquíssimo – e desesperador – Brasil. Não acredito em inferno astral, mas se estivermos num deles é notícia ruim: dizem que inferno astral termina no aniversário. E se for o 21 de abril ainda está mais perto. Mas se o aniversário a considerar for o Sete de Setembro, melhor nem pensar. O fato é que daqui a pouco vamos acabar tendo saudades do mal falado 2020, infelizmente. Tomara que ao menos nesta semana comecem a vacinar…Mas aí também já deu chabú: A Índia disse que as vacinas que vendeu “não são pra agora”, que ainda precisa fabricá-las e isso, é óbvio, não é do dia para a noite. E o (des)presidente agora quer requisitas as vacinas do Instituo Butantan – que até ontem ele criticou e renegou, e que o Governo paulista havia encomendado para aplicação no seu estado…

Mesmo assim, uma boa semana a todos!

(Correspondências para Quirera Gourmet: romeujornal@gmail,com)

Imobiliária Fabiano Santos 137876

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br