Ferragem Xanxerê 216950
12/07/2021 às 07:08
Visualizações: 14817

Quirera Gourmet – 12/07/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho
Imobiliária Fabiano Santos 137876

As Raivinhas

As picuinhas políticas produzidas, antigamente, pela rivalidade entre MDB, depois PMDB, depois MDB e Arena, depois PDS, depois PP, causaram grandes perdas para Xanxerê, e a História registra suas vergonhosas e tristes passagens. São capítulos da Campina da Cascavel que sinceramente seria melhor esquecer, de tão medíocres e bizarros, produzidos por mentes que não aprenderam a pensar grande. Ou seja, por pessoas que optaram por colocar suas preferências políticas e pessoais – e suas antipatias – acima e antes dos interesses coletivos do município, sem se importar com as consequências…Como se fossem ditadores, e não líderes de uma comunidade que os elegeu – e os paga – para melhorar a vida da população. Não para piorar…

Perdas e Danos

Na última de uma série de perdas que Xanxerê assistiu, uma poderosa empresa que absorve, hoje, mais de mil trabalhadores diretos – algo que Xanxerê até hoje não tem igual – acabou por se instalar em município vizinho! Isso só porque o prefeito xanxereense da época era do PP, e a empresa tinha como proprietários empresários ligados ao PMDB….Há dezenas de casos semelhantes que ilustram, desenham, pintam e bordam com todas as cores o que Xanxerê deixou de ganhar, por conta de famosas raivinhas políticas, ridículas briguinhas paroquiais, picuinhas e, digamos, amostras de raquíticos intelectos, para ser bem-educado! Pequenez cívica que se julgava extinta, uma vez que MDB e PP hoje estão unidos na administração municipal. Mas, infelizmente, aquelas briguinhas de aldeia geraram filhotes, que aprenderam, também, a pensar pequeno…

Cultura do Ódio

É sabido que o Brasil navega hoje uma doentia onda ódio ao PT, acusado inclusive da expulsão de Adão e Eva do paraíso…E isso motivou, inclusive, a eleição de um (des) presidente que está fazendo misérias – como nunca, ninguém, antes, havia feito, com esse triste país. Mas não vim defender o PT, apenas continuo achando que nenhum partido brasileiro pode atirar pedra nos outros, porque TODOS têm culpa em cartório. E muita culpa! E é importante observar – especialmente aos menos atentos – que político algum briga, xinga ou até mesmo banca o grosseirão, o mal educado com seus adversários, e isso não é de hoje. Critica-se os adversários, mas ninguém apela para a ignorância, nem para grosseria, porque o adversário de hoje pode estar na mesma trincheira, semana que vem…E a ordem é olhar para frente, nunca para trás!

Cassar, Prazer de Ditadores

Pois tais aprendizados primários, de qualquer cartilha ou be-a-bá de política partidária, parece ainda não ser de conhecimento de cinco das nossas excelências, vereadores xanxereenses. Nossas excelências – regiamente pagas por nós –  aprovaram uma hilária e risível “moção de apoio” à Assembleia Legislativa de SC, por aquele parlamento (sob uma enxurrada de críticas) ter aprovado, há tempos, a cassação do Título de Cidadão Honorário concedido ao Ex-presidente Lula. Liguei para o Bispo de Palmas, preocupado, no sábado à noite e ele me confirmou: Lula está há cinco noites sem dormir… de preocupado! Mas não entendam mal, não é preocupação com a moção. Lula está preocupado, segundo o Bispo de Palmas, com o que esses cinco vereadores poderão aprontar, ou desconstruir, nos próximos três anos e meio de mandato…

Bolsonáricos Fanáticos

Não por acaso, nem por coincidência, os cinco autores da brilhantíssima moção de apoio são, todos, torcedores fanáticos do atual despresidente. E uma das explicações que corre para tentar explicar a genial moção é a de que com Lula subindo nas pesquisas e Bolsonaro despencando em alta velocidade. Então era preciso fazer alguma coisa, tanto para conter a alta na popularidade do petista, como para frear o desastre ferroviário que se visualiza em relação ao despresidente – que SÓ passeia de motocicleta. Daí a inteligentíssima ideia, brilhantíssima sacada de um genial e muito bem pago assessor parlamentar de propor a moção. Para ficar bem claro, votaram contra a moção apenas os Vereadores Sidão e Antoniolli (ambos do PT) e o Vereador Rogério Oliveira (MDB), já que o presidente, Serginho Nunes, só vota se houver empate.

Acertaram em Cheio

Mesmo sem querer nem discutir a validade de uma moção dessas, resta frisar que a cassação do título de Lula pela Alesc aconteceu faz tempo. E gerou críticas, por não acrescentar nada, nem à política e nem aos deputados que cassaram a homenagem. Estes,aliás, os mesmos que não cassaram o Governador Carlos Moisés, deram grande exemplo não apenas por não olhar para a frente, e de não trabalhar pela sociedade catarinense, mas de como se pode desmanchar o que outros fizeram. É óbvio, também, que a moção por aqui serviu, acertou na mosca, para motivar ainda mais os simpatizantes de Lula, do PT e os próprios petistas para as eleições de 2022, onde, pelo andar da carruagem, Bolsonaro é capaz de nem estar na lista de candidatos

Os de Sempre…

Mas não foi a moção em si, nem a iniciativa bizarra e fora de época das excelências em tentar atingir a popularidade de Lula que me motivou a desenhar estas indesejáveis (para mim) linhas. Mas é, tragicamente, a raivinha política, outra vez, de volta, ao cenário da política xanxereense, o que mais me decepcionou…E veja bem dois: Os partidos mais envolvidos até o pescoço na ridícula “moção de apoio”, são os mesmos dois que tanto brigaram e tanto prejudicaram o município, com suas desavenças paroquiais. Note-se que o Vereador emedebista Oliveira, que votou contra a moção, está desgarrado do partido desde que contrariou a orientação partidária, na eleição da Mesa Diretora da Câmara. Resumo da ópera: Como não conseguem mais “praticar” a política da raivinha entre eles, PP e MDB, agora unidos e armados de suas ultrapassadas picuinhas e raivinhas políticas, atacam o PT….Que feio!

Um Lote, Uma Enxada?

Também é lamentável que o Prefeito Oscar Martarello (PSDB) – o primeiro prefeito que não tem umbilicais raízes político – partidárias, tenha que conviver – na Câmara de vereadores – com uma visão retrógrada e ultrapassada, de raivinha política! Raivinha, friso, que poderia ser contra qualquer partido – e seria totalmente ultrapassada. Mas agora é contra o PT… Ganhamos, Xanxerê, ganha o quê, com isso??? Será que acreditam que Bolsonaro vai mandar recursos, emendas?  E, pior: Nossas excelências os vereadores pagos pelo suor dos xanxereenses, além de incitar mais ódio entre a população…. será que não tem nada melhor para fazer, além de aprovar “Moção de apoio” a uma cassação, para melhorar a vida dos xanxereenses? Um lote, uma enxada, talvez ajude…

 

Imobiliária Fabiano Santos 137876

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br