Hiper Badotti 93017
08/03/2021 às 07:56
Visualizações: 17688

Quirera Gourmet – 08/03/2021

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho
Imobiliária Fabiano Santos 137876

Mulheres de Amores… E de Muitas Batalhas!

Minha maior mágoa por não ter nascido equipado com aplicativo de poeta é não conseguir dizer em verso minha admiração (e meu apego) pelas mulheres. Admiração e – confesso – amor eterno! Ou melhor, amores eternos…. Pois elas encarnam e socializam todos os tipos de amores que tenho, que cultivei, colhi e até os que comprei, troquei ou achei perdidos, abandonados ou desiludidos. Elas são todos esses e muitos outros amores! Meus amores…. Tenho certeza de que em algum idioma, em algum século passado ou futuro, “mulher” deve ser sinônimo, de amor! Falo do termo, da palavra…A criatura mesmo dispensa – e ultrapassa – meras ou até complexas traduções!

Mandachuvas

Podem achar pieguismo, ou exagero, mas pensa bem: Todos nascemos de uma delas e, mesmo os homens sendo (auto) considerados e endeusados como os mandachuvas do mundo, tem homem que luta contra tudo e contra todos para ser considerado uma Mulher! Não os invejo, nem tenho críticas a estas, ou a estes, embora tenha nenhuma vontade de fazer o mesmo: Acho que não conseguiria ser Mulher! E nem – muito menos, teria coragem de engravidar e ter filhos. E também jamais conseguiria aturar um marido machista e pulador de cerca, entre outros “predicados”! O máximo que consegui nesse quesito foi me fantasiar, num carnaval, e ir para a Praça XV em Floripa de baby doll…Mas só depois de meio litro de vodka, comunista!

Mais Perfeitas

Tem muitas mulheres que parecem anjos – mas não se enganem: Elas são mulheres mesmo, anjos são outras criaturas. E muitas nem gostam de ser chamadas assim. É que anjos tem asas, e isso lhes traria atribuições adicionais, além das inúmeras que já possuem. E elas cada vez mais gostam e curtem ser chamadas de mulheres, mesmo! Livraram-se de badulaques e penduricalhos do tipo, ”princesa”, deusa”, “musa”, “gata”, ”tesão” – entre outros, de grosso calibre! As mulheres – muito antes da descoberta que elas possuem mais neurônios que os homens – as mulheres, elas, sempre me pareceram sofisticadas máquinas, muito mais perfeitas, complexas e produtivas que o Homem! E mais interessantes, curiosas e desafiadoras. E encantadoras, também!

Sem Donos

Nunca fiz muita questão de alardear tais convicções… seria endeusa-las demais! Mas pelo menos uma vez por ano, no oito de março, é impossível passar batido em dizer algumas verdades a elas, as melhores – e as mais perfeitas – criaturas de toda a criação! Consta que ao notar que a Mulher era de fato muito superior ao Homem, o Senhor das Esferas – inteligente como sempre – espalhou a notícia de que ela foi feita a partir da costela de um Homem. Uma sacada brilhante, para não ferir de morte o tal orgulho machista…. Mesmo assim, muitos homens temos ciúmes doentios delas. Mas não largamos do seu pé, digamos… E muitas vezes estragamos tudo, achando que somos seus donos. Mulheres não tem donos, pertencem a elas mesmas…

Poções Mágicas

Não acredito que a Mulher tenha sido feita a partir de uma costela de Homem, embora sua constituição seja muito forte – como as mais resistentes rochas, muito mais que qualquer osso! As mulheres são constituídas de um outro tipo de argila, elas vieram de um pó diferente, perfumado e volátil. E suas receitas – únicas e inéditas – contém poções mágicas, secretas e misteriosas essências, elaboradas por alquimistas, monges tibetanos e seres superiores. Para não parecer demais, novamente, o Criador as fez mortais, iguais aos homens, porém com mais e melhores aptidões, virtudes. E sobretudo dotadas de encantos únicos, e variados. Elas, as mulheres, são encantadas! E encantadoras – e aí mora o perigo!

Na Trincheira

Acho que minha admiração pelas mulheres vem desde a infância, quando morria de medo delas. Não pelas merecidas chineladas e puxões de orelhas da minha mãe e das irmãs mais velhas. Meu medo delas vinha da certeza de que elas eram muito poderosas, que tinham superpoderes, pois desde pequeno acompanhei elas sabendo e fazendo de tudo, principalmente superando desafios que os homens evitavam. E mesmo com essa grande energia elas nunca deixam se ser mulheres, femininas, companheiras adoráveis. Ou guerreiras da mesma trincheira que a dos homens, lutadoras muito hábeis e eficientes

Liberdade e Independência

Mas eu queria mesmo era ser poeta para dizer de mulheres o que disseram Vinicius de Moraes e Chico Buarque, entre os raros homens que considero entendidos e capazes de decifrar algumas – mas não todas –  as mulheres. De Vinicius gravei muitas palavras mas gosto mesmo é de lembrar, dele, que o importante é ser um homem de uma só mulher, ”pois ser de muitas é para quem quer, não tem nenhum valor”. E do Chico citar um verso é enorme injustiça com centenas de outros. Mas adoro aquela mulher que avisa: “…E na manhã seguinte, não conte até vinte, te afastas de mim. Pois já não vales nada, é página virada, descartada do meu folhetim”. Penso que muitas mulheres, hoje, conquistaram essa liberdade e essa independência dos homens! E isso é ótimo!

Superioridade

E entre uma poesia e outra elas vão à guerra. Ou melhor, a Mulher sempre está em guerra! Acredito que hoje guerra, depois do amor, é o seu principal foco, “pero sin perder la ternura, jamás”! A cada dia as mulheres mostram – melhor que ontem –  a sua capacidade intelectual e a sua inesgotável energia, não para “causar”. Mas por ver e entender que – queiram ou não os homens – seu espaço só pode ser preenchido por elas mesmas. E elas fazem isso com cada vez mais desenvoltura e determinação! Não é de hoje que enxergo, reconheço e defendo a superioridade da mulher, em muitas situações e esferas da vida humana. O mundo que conhecemos é, ainda, o mundo dos homens…O mundo das mulheres elas ainda o estão construindo! E ele será um excelente avanço, que haverá de melhorar a vida. Das Mulheres e de todo mundo! É inaceitável, em pleno século 21 ainda ver homens covardes e trogloditas, assassinos e facínoras, cometendo inaceitáveis e revoltantes violências contra elas. E muitas vezes ficando sem qualquer punição.

O Mundo Humano

Mesmo assim, isso talvez aponte para a evolução da espécie, mostra um lado positivo: É um (ainda que trágico) indicador de que a mulher luta (e vence) a guerra para construir um mundo que exclua a violência e o ódio! Contra ela e contra quem quer que seja. Os homens ainda estão matando mulheres porque, machistas, muitos não conseguem aceitar – mas já conseguem ver – a superioridade e especialmente a humanidade – das mulheres para colocar esse mundo nos trilhos. Um mundo onde os seres humanos, todos ou a maioria, valorizem a vida. E respeitem o ser humano, especialmente as mulheres, mães, filhas, amigas, amantes e companheiras, de todos os seres verdadeiramente humanos!

Parabéns, a todas as mulheres! Pelo seu dia e, principalmente, por vocês serem o que são! Mulheres!

 

Imobiliária Fabiano Santos 137876

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br