Prefeitura de Xanxerê 222627
04/08/2020 às 07:24
Visualizações: 47784

Quirera Gourmet – 04/08/2020

Quirera Gourmet
Por: Romeu Scirea Filho
Imobiliária Fabiano Santos 137876

Surpresas de Agosto?

O mês de agosto antigamente era chamado de mês de “cachorro louco”, não sei porque. Depois dizia-se que era o mês do desgosto, porque nele Getúlio Vargas cometeu suicídio e ao longo dos anos várias fatalidades aconteceram. Neste 2020 agosto começa – da mesma forma que abril, maio, junho e julho – com a expectativa, orações e esperança que a Pandemia desapareça, ou vá para outro planeta. Mas esse 2020, mais que os agostos, é quem não trouxe ainda boas notícias…quem sabe, contrariamente ao que se apresenta no ano, ele traga boas surpresas! Afinal sempre precisamos torcer e esperar notícias otimistas. Faltam apenas cinco meses para o ano terminar, daqui uns dias chega a primavera, e ninguém mais aguenta falar de Pandemia! Assim, aceitaremos de bom grado a notícia que já temos vacina, pronta para ser aplicada!

O que dizem os astros

Enquanto isso é uma temeridade fazer ou pensar em fazer um balanço do primeiro semestre de 2020, um ano totalmente diferente de tudo neste século e nos séculos anteriores. Aconteceram pandemias, pragas e pestes antes, mas não existia globalização, internet…e nem tanta gente com certeza de que sabe tudo. Sabe tudo e faz questão de dizer isso a quem quiser ou não quiser ouvir! Com essas e outras, 2020 é fortíssimo candidato a ser o ano “mais mal falado” de todos os tempos. Fui até ver no jogo do bicho, que bicho é a dezena 20 e é peru! E peru, a ave, (me aprofundei nas previsões!) não existe do horóscopo chinês. Mas Peru – o país, é do signo do dragão do horóscopo chinês. E 2020 no mesmo horóscopo é o ano do rato de metal, cujas previsões, entretanto, acertam quase nada em relação ao que estamos vendo neste ano famoso. Daí descartei! Ainda com esperanças fui conferir como é o ano do dragão!

O Ano do Dragão Pode ser Parecido..

Dragão é o signo do Peru, o país, no horóscopo Chinês…E lá diz: “Este é também um momento de moderar o nosso entusiasmo e de olhar duas vezes antes de dar um mergulho. Muito embora o afortunado dragão regue com a sua sorte indiscriminadamente tudo, a mesma sorte desaparece quando o tempo nos retribui dos nossos erros” (Olha só!). Continua: “O sucesso e as falhas serão ampliados da mesma maneira.  Os anos do dragão fogo são especialmente temidos, porque são mais destruidores do que os dragões de outros elementos. No ano do dragão, as fortunas assim como os desastres virão em ondas maciças. Este é um ano marcado por muitas surpresas e atos violentos da natureza. Os temperamentos alargar-se-ão ao mundo excedente e todos estarão encenando alguma revolta real ou imaginária de encontro às suas constrições. A atmosfera elétrica criada pelo poderoso dragão afetar-nos-á, de forma individual e coletiva, a tudo e a todos”. Aí fecha.

Resumindo a ópera

Estamos no ano do rato no horóscopo Chinês, não do dragão. Mas embananei: Será que rato pode virar dragão? Porque o dragão de fogo tem previsões muito parecidas com o que está rolando em 2020. Mas voltando ao ano do rato (de metal), o horóscopo Chinês não acerta: as previsões são de um ano de muitas alegrias e felicidades… Cheguei assim a conclusão que neste anos, Chineses não estão com nada, nem no horóscopo. É claro que não os culpo pela Pandemia, mas o ibope dos caras anda lá embaixo, sem dúvidas. Resta torcer que eles descubram – e distribuam para todo mundo – a vacina. A estas alturas da Pandemia, está ficando cada dia mais claro que somente a vacina vai acabar com esse pesadelo. Ainda mais com as últimas notícias vindas da Europa onde vários países que imaginavam estar livre da Covid19 voltaram a apresentar casos positivos, em escala crescente…

Povo Difícil de Lidar!

Horóscopos à parte, o noticiário da TV na segunda-feira, feriado municipal em Xanxerê, mostrou que está cada dia mais difícil conscientizar boa parte da população catarinense e brasileira de que aglomerações devem ser evitadas a qualquer custo. Ocorrências policiais em todo o território catarinense, de Chapecó ao litoral, mostram que a Pandemia não consegue abolir a vontade de …fazer festas com muita gente! Muitas vezes sem mesmo usar máscaras. O problema tenderá a se agravar na medida em que a temperatura começar a subir… Se no inverno teoricamente era mais fácil segurar as pessoas em casa, na primavera e no verão, a teoria aponta que muita gente vai querer ir para a rua e a cada dia será mais provável encontrar multidões em praias, nos parques e locais públicos de lazer. Os crescentes números de casos positivos em Santa Catarina e mesmo o aumento de óbitos diários parece não estar mais fazendo efeito para manter as pessoas em casa, infelizmente…

Não Vai Ter Outra Saída!

Com hospitais praticamente lotados e números crescendo, a única – e última – medida a ser adotada é aquela que ninguém quer, nem autoridades, nem empresários, nem o povão: Fechar tudo, novamente! Vai ser ruim fazer isso, mas tudo indica que vai ser muito pior sem isso. Especialmente pela resistência cada vez maior das pessoas para evitar aglomerações. Ontem ao meio dia Santa Catarina tinha 529 pessoas em UTI’s devido ao Coronavírus, um recorde até agora…. Aqui no meio Oeste e na serra catarinense ontem cerca de 80% dos leitos de UTI estavam ocupados e o número de casos positivos não para de crescer. E se o lockout vier a ser decretado, a suspensão de todas as atividades, menos as essenciais, terão que ser por no mínimo 15 dias. Outra dúvida que também preocupa pode ser a reação de boa parte da população. Muitos seguem convictos de que a Pandemia é uma gripezinha, infelizmente!

Se Resolve, os Casos não Estariam diminuindo?

Na semana que passou e durante o mês de julho, o que mais se ouviu falar em Santa Catarina e aqui no Oeste, especialmente, foram reclamações pedindo a liberação de kits de medicamentos, principalmente cloroquina e ivermectina, sob a alegação de que sendo usados preventivamente ou no início dos sintomas eles evitariam a Covid19. Conhecendo a prática do brasileiro de se automedicar, não é difícil deduzir que mais ou menos a metade da população – ou até mais – esteja utilizando aqueles medicamentos…. Com receita de médicos ou por conta própria. O uso dos dois medicamentos virou polêmica nacional, mas só no Brasil… É certo que alguns antibióticos ajudam a tratar a Covid19, especialmente em pacientes que apresentam febre alta – o que não acontece com todos. Mas não há confirmação alguma de que cloroquina ou hidróxicloroquina e ivermectina, por si só, sejam eficientes preventivamente. Muita gente conhecedora do ramo acredita que pessoas com boa saúde consigam se curar pelas próprias resistências orgânicas, e não por ter ingerido aqueles medicamentos…. De qualquer forma, a pergunta que está no ar é: Com tanta gente tomando cloroquina e ivermectina, o número de casos positivos já não deveria estar estabilizado, ou em queda? Na minha opinião, se funcionasse, o aumento de casos positivos já deveria estar se estabilizando, ou diminuindo. Mas não é isso que estamos vendo. Não se trata de condenar quem usa. Mas acredito que muitos dos que se medicaram acham que estão seguros. E partem para aglomerações, para a chamada “vida normal”. Daí, como é que ficam os que se protegem e seguem as recomendações?

Confira todas as edições da Quirera Gourmet clicando Aqui!!!

Imobiliária Fabiano Santos 137876

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br