AM Turismo 93013
AM Turismo
Cimadon Informática
Badotti Topo
Covid 1 98864
Menu 2020

Notícias

Home >Notícias >O Dia de Hoje na História – 29 de Outubro

Hoje Na História Visualizações: 6435

O Dia de Hoje na História – 29 de Outubro

O Dia de Hoje na História – 29 de Outubro

No dia 29 de outubro de 1945 Getúlio Vargas sem mais condições políticas de seguir como presidente, renunciou ao seu posto na presidência do Brasil. O momento político internacional, com a queda dos governos autoritários na Europa, após o fim da Segunda Guerra, indicava que o Estado Novo estava chegando ao fim. Nas ruas, estudantes pediam liberdade e democracia; no Exército armava-se um golpe. Apesar de ter apoio dos seus eleitores, Vargas, sem opção, encerrou seus 15 anos de governo. A gota d´água aconteceu após a nomeação de Benjamin Vargas, irmão do presidente, como Chefe de Polícia, dias após adiar as eleições presidenciais, marcadas para 2 de dezembro. Um dia após sua renúncia, o cargo foi ocupado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, que estabeleceu novamente para o dia 2 de dezembro o pleito que elegeria Eurico Gaspar Dutra. Mesmo fora do governo, Vargas seguiu na vida política, com apoio a Dutra. Cinco anos mais tarde, voltou a se candidatar à presidente e acabou eleito democraticamente. Permaneceu no posto até o dia 24 de agosto de 1954, quando cometeu suicídio.

Receba as informações do Ronda Policial no seu whatsapp de forma rápida e prática clicando aqui!!!

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1517 – Martinho Lutero prega suas 95 teses na porta do Palácio de Wittenberg, marcando o começo da Reforma Protestante na Alemanha.
1714 – Jorge I da Inglaterra é coroado rei da Grã-Bretanha e da Irlanda.
1790 – Surge o Periódico de Havana, primeiro jornal literário-econômico publicado na capital cubana.
1794 – O físico e químico inglês John Dalton descobre o daltonismo, anomalia ótica que impede a pessoa de distinguir certas cores, principalmente o vermelho e o verde.
1943 – Em Londres, diante do prédio da Aliança Francesa, o general De Gaulle homenageia os escritores franceses resistentes.
1952 – A primeira bomba de hidrogênio é detonada pelos Estados Unidos nas ilhas Marshall, no atol Eniwetok, região do Pacífico.
1954 – A Frente para a Libertação Nacional da Argélia começa a revolução contra a dominação francesa. A independência só seria conquistada em 1962.
1968 – O presidente norte-americano Lyndon Johnson anuncia um completo cessar-fogo de bombardeios contra o Vietnã do Norte.
1972 – Polícia paulista desvenda ramo brasileiro da máfia italiana e prende o chefe Tomaso Buscetta.
1974 – Grã-Bretanha, França e Estados Unidos vetam uma moção das Nações Unidas de expulsar a África do Sul.
1978 – Aprovada a nova constituição espanhola.
1979 – O jornalista Fernando Gabeira lança o livro O que é isso, companheiro?, que se tornou filme e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
1982 – João Paulo II é o primeiro papa a visitar a Espanha. Ele condena o divórcio, o aborto e os métodos contraceptivos artificiais.
1984 – A primeira-ministra indiana Indira Gandhi é morta a tiros por membros de sua guarda de segurança enquanto andava no jardim de sua casa.
1985 – Manifestantes judeus impedem a estréia de uma peça de Rainer Werner Fassbinder no Teatro Municipal de Frankfurt. A peça enfocava a especulação imobiliária na cidade nas décadas de 60 e 70. Os manifestantes acusavam Fassbinder de tendências antisemitas por ter incluído na peça especuladores judeus.
1987 – Nélson Piquet conquista o tri-campeonato mundial de Fórmula-1.
1988 – A Câmara Federal de Buenos Aires condena a 12 anos de prisão os militares que dirigiram a Guerra das Malvinas.
1988 – Paul McCartney torna-se o primeiro músico ocidental a lançar um álbum exclusivamente na União Soviética.
1988 – O Iraque anuncia que não vai mais permitir inspeções de sua indústria bélica pelas Nações Unidas.
1992 – João Paulo II reconhece que a condenação de Galileu foi injusta.
1993 – Morre Federico Fellini, cineasta italiano.
1996 – Um Fokker 100 da TAM cai logo após decolar do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, destruindo casas e matando 99 pessoas.
1998 – O finlandês Mika Hakkinen conquista o Campeonato Mundial de Fórmula 1 depois de vencer o GP do Japão.
1998 – Inicia a ajuda humanitária a Honduras, o país mais afetado pela passagem do furacão Mitch na América Central, que causou a morte de milhares de pessoas.

 

Publicidades

Sulcredi Interno
Chofer 46 noticias
Churrascaria Deck – Bom Jesus Interno
Dentista Visoli Bom Jesus – Interno
Vincenski – Divisórias BJ Interno
Refazenda – Interno
Becks Calçados – Interno
Funerária Giroletta
LisaFarma Interno
Barbearia Cesar – Joi Interno
AE Interno
Academia Matheus Deap Interno
Aroma de Café – Maicon Imbes (interno)
Leomar persianas Interno
For boys rodapé
Reana central