Prefeitura de Xanxerê 222627
27/08/2022 às 09:37
Visualizações: 11814

O Dia de Hoje na História – 27 de Agosto

Hoje Na História
Por: Flavio Carvalho
Imobiliária Fabiano Santos 137876

No dia 27 de agosto de 1859, o primeiro poço de petróleo dos Estados Unidos é cavado, iniciando uma revolução nos combustíveis naquele país, e acabando por influenciar o futuro do Mundo. Já se conhecia o produto “petróleo” no mundo. Várias civilizações antigas já haviam encontrado poços de petróleo na superfície, como ocorreu na China no Século IV a.C., mas mesmo assim todo o potencial do material só seria explorado a partir da Segunda Metade do Século XIX. Edwin Drake foi o responsável por abrir o primeiro poço de petróleo comercial dos Estados Unidos, segundo o exemplo da Companhia Oil Springs, em Ontario, no Canadá, que no ano anterior havia aberto seu primeiro poço comercial. Em 27 de agosto de 1859 Drake manda construir a primeira torre de petróleo na Pensilvânia, nos Estados Unidos. O líquido foi produzido quando o poço atingiu 23 metros de profundidade, enquanto o primeiro poço de petróleo “offshore” foi perfurado em 1896 no Campo Petrolífero Summerland na costa da Califórnia.

Os poços de petróleo primordiais nos tempos modernos foram perfurados percussivamente, martelando uma ferramenta a cabo na terra. Pouco depois, ferramentas de cabo foram substituídos por perfuração rotativa, o que poderia perfurar poços a uma profundidade muito maior e em menos tempo. O record de profundidade do poço Kola utilizou perfuração não rotativo com motor de lama para alcançar uma profundidade de mais de 12 mil metros. Até os anos 1970, a maioria dos poços de petróleo era vertical, embora imperfeições litológicose mecânicas causassem com que a maior parte dos poços desviassem ao menos levemente de uma exata verticalidade (o que levou aos poços direcionais). Entretanto as tecnologias de perfuração direcional modernas permitem poços fortemente desviados os quais podem, dada suficiente profundidade e com as ferramentas apropriadas, tornarem-se realmente horizontais (poços horizontais propriamente ditos). Isto é de grande valor na medida em que rochas reservatório as quais contém hidrocarbonetos são normalmente horizontais, ou sub-horizontais; um poço horizontal colocado em uma zona de produção tem mais área de superfície na zona de produção que um poço vertical, resultando em uma maior taxa de produção. O uso de perfuração desviada e horizontal também tornou possível chegar a reservatórios a vários quilômetros de distância do local de perfuração (perfuração de alcance estendido), permitindo a produção de hidrocarbonetos localizados abaixo os locais que são ou difíceis de colocar-se uma sonda de perfuração, ou ambientalmente sensíveis, ou povoados.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Veja mais fatos históricos nesse dia:

479 a.C. – Na Batalha de Platéia, os gregos do espartano Pausânias aniquilam os persas de Mardônio, pondo fim às invasões persas na Hélade.
1810 – Explode o estoque de munição da vila de Almeida, em Portugal, destruindo a igreja matriz, o castelo medieval (onde estava o paiol) e parte das defesas da vila, matando mais de 500 soldados luso-britânicos e permitindo assim a invasão francesa no país.
1828 – Reconhecimento do Brasil à independência do Uruguai, que outrora fora a Província Cisplatina.
1840 – Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil.
1883 – Explosão de vulcão extingue a ilha de Krakatoa na Indonésia, com um saldo de 36 mil mortos. Krakatoa era localizada entre as ilhas de Sumatra e Java.
1912 – Lançado Tarzan dos Macacos, de Edgar Rice Burroughs, o livro de estréia do herói que ainda menino foi adotado por um primata.
1945 – Entrada do exército americano no Japão depois que o imperador Hirohito anunciou a rendição do país.
1955 – Lançado o Livro Guinness dos Recordes, inicialmente como brinde aos consumidores da cerveja Guinness.
1965 – Criado no Rio de Janeiro o MIS (Museu da Imagem e do Som).
1971 – Adotada a bandeira da Nicarágua.
1991 – A Moldávia declarou sua independência da URSS.
2001 – O Congresso Nacional do Peru aprova a suspensão da imunidade parlamentar do ex-presidente Alberto Fujimori, que passaria a responder por crimes contra a humanidade.
2003 – Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 km.

 

Câmara Vereadores Xanxerê 222745

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br