AM Turismo
Cimadon Informática
Academia Spaço Fitness
Badotti Topo
Menu 2020

Notícias

Home >Notícias >O Dia de Hoje na História – 07 de Dezembro

COLUNISTA O Dia De Hoje Na História Visualizações: 2508

O Dia de Hoje na História – 07 de Dezembro

O Dia de Hoje na História – 07 de Dezembro

No dia 7 de Dezembro de 1888, o inventor escocês John Dunlop registou a patente do pneu. John foi um dos fundadores da empresa que até tem o seu nome: Dunlop Pneumatic Tyre Company. John nasceu numa quinta, na povoação de Dreghorn, e estudou Veterinária na Universidade de Edimburgo e foi veterinário durante mais de dez anos, no norte da Irlanda. O primeiro pneu que inventou foi para o triciclo do filho e, ao ver que funcionava muito bem, registou a patente. A invenção de Dunlop chegou no momento certo, quando o transporte por estrada estava a viver o período áureo. A produção em massa do produto começou na década de 1890, em Belfast. Hoje em dia, a imagem de John Dunlop aparece nas notas de 10 libras da Irlanda do Norte. Quando se fala de pneu, tem-se a impressão de que ele mudou pouco, afinal para muitos ele sempre foi preto, de borracha e cheio de ar. Mas saiba que, entre os componentes do carro, o pneu foi o que evoluiu mais rapidamente. No início os automóveis seguiam o princípio das carruagens, que usavam aros de ferro ou madeira até que, após a vulcanização, em 1843, começaram a ganhar aros revestidos de borracha. Ainda assim, eram duros e se quebravam com facilidade. A solução só surgiu três anos depois, exatos 40 anos antes da invenção do automóvel. Robert William Thomson criou em 1846 a bolsa de ar sobre a qual os carros se deslocariam no futuro, o pneumático. Tornava os pneus mais duráveis e resolvia de vez o problema da falta de conforto. Mas, por falta de matériaprima de qualidade, Thomson desistiu da ideia e passou a recobrir as rodas com aros de borracha maciça. “Imagine um pneu que não se adapta a uma pedra na estrada, por exemplo. Em vez de absorver seu formato, ele sobe nela, deslocando toda a massa do veículo. Era isso que tornava a rolagem mais difícil”, diz Argemiro Luís de Aragão Costa, engenheiro da SAE, instituição que congrega os engenheiros automotivos.

UMA VOLTA PELA TECNOLOGIA

1843: Charles Goodyear patenteia o processo de vulcanização da borracha, que a deixa mais estável e resistente a mudanças de temperatura.

1846: Robert William Thomson inventa o pneumático, mas logo abandona a ideia em favor de tiras de borracha maciça em torno das rodas.

1888: John Dunlop põe um tubo de ar na roda de um triciclo e dá força ao conceito do pneu, que vira padrão a partir de 1895, quando a Michelin começa sua produção para carros.

1904: Goodyear e Firestone lançam o pneu diagonal, reforçado por faixas de algodão sobrepostas.

1910: A BFGoodrich adiciona fuligem (negro-decarbono) à borracha dos pneus, aumentando sua vida útil. É a fuligem que dá a cor negra típica.

1937: Devido à Segunda Guerra Mundial, a BFGoodrich começa a produzir o primeiro pneu feito com borracha sintética.

1938: A Goodyear substitui o algodão pelo raiom nas faixas dos pneus diagonais.

1946: Nasce o pneu radial, da Michelin. Diferentemente do diagonal, a estrutura não se sobrepõe, mas se alinha radialmente, durando mais.

1947: A BFGoodrich lança o primeiro pneu sem câmara, que havia sido patenteado pela Goodyear em 1903.

1947: Surge o primeiro veículo vendido com pneus runflat, o Mini 1275 GT, equipado com o Dunlop Total Mobility Tyre.

2005: A Michelin apresenta o Tweel, que suporta o carro por meio de raios deformáveis. Ele é mais leve e durável e não precisa de calibragem.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1858 – Franceses e espanhóis bloqueiam a Conchinchina.

1866 – Abertura da navegação do rio Amazonas e seus afluentes e do rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações.

1909 – Na França, uma nova lei fixa salários e condições de pagamento.

1917 – Os Estados Unidos entram na primeira Guerra Mundial e declaram guerra contra o Império Austro-Húngaro.

1921 – Áustria e Estados Unidos voltam a ter relações diplomáticas.

1933 – O general Cristóvão Barcelos propõe a mudança da Capital brasileira para o Planalto Central.

1941 – Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial depois que os japoneses atacaram Pearl Harbor, no Havaí.

1966 – A Síria pede a queda do rei Hussein da Jordânia.

1975 – O exército da Indonésia invade oficialmente o leste do Timor, então colônia portuguesa. Um ano depois a região é anexada ao país invasor.

1981 – A Espanha torna-se o mais novo membro da OTAN.

1982 – No Texas, pela primeira vez uma execução com injeção letal é usada contra um condenado à morte nos Estados Unidos.

1987 – A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, declara Brasília como patrimônio Cultural da Humanidade.

1988 – O primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor é realizado em São Paulo.

1988 – Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter atinge a Armênia, causando a morte de mais de 25 mil pessoas.

1988 – O líder palestino Yasser Arafat admite pela primeira vez, a existência de Israel. O Conselho Nacional Palestino declara o objetivo de criar um Estado.

1993 – Um conselho multirracial assume o governo da África do Sul.

1994 – Começa o julgamento do presidente Fernando Collor e do tesoureiro de sua campanha presidencial, Paulo César Farias.

1994 – Yasser Arafat, presidente da Organização da Livre Palestina, exige que seja respeitada a sua autoridade na margem ocidental e na Faixa de Gaza.

1995 – Uma sonda da nave espacial Galileo entra na atmosfera de Júpiter e transmite informação durante 75 minutos. A nave é destruída pela pressão atmosférica do planeta.

1996 – Após 18 dias em órbita, a nave espacial Columbia retorna a Terra com sua tripulação. É o vôo de maior duração na história do veículo espacial norte-americano.

1998 – Boris Yeltsin, recuperando-se de uma pneumonia, sai do hospital por três horas e demite vários de seus principais ajudantes.

 

Publicidades

Armazém Interno
Becks Calçados – Interno
Refazenda – Interno
LisaFarma Interno
Subway Interno
Salão Fran Interno
Academia Matheus Deap Interno
Aroma de Café – Maicon Imbes (interno)
Leomar persianas Interno
Funerária Giroletta
For boys rodapé
Reana central
Fechar