Ferragem Xanxerê 216950
05/07/2023 às 08:20
Visualizações: 21879

O Dia de Hoje na História – 05 de Julho

Hoje Na História
Por: Jaine Mello
Imobiliária Fabiano Santos 137876

No dia 05 de Julho de 1922, quando ocorreu um dos episódios mais icônicos de toda a História Brasileira, a Revolta dos 18 do Forte, em Copacabana, Rio de Janeiro. A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana ocorreu em 5 de julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.1 Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha brasileira. Foi feita por 17 militares e 1 civil que reivindicavam o fim das oligarquias do poder. A Revolta do Forte de Copacabana, também conhecida como Revolta dos dezoito do Forte, foi a primeira do Movimento Tenentista durante a República Velha. O levante ocorrido em julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro, capital federal na ocasião, teve como motivação buscar a queda da República Velha, cujas características oligárquicas atreladas ao latifúndio e ao poderio dos fazendeiros, se opunham ao ideal democrático vislumbrado por setores das forças armadas, em especial de baixa patente como tenentes, sargentos, cabos e soldados. O evento considerado o estopim para a revolta teve origem na disputa eleitoral de 1921 para o cargo de presidente da república. Durante o período, cartas ofensivas ao Exército e ao Marechal Hermes da Fonseca,2 supostamente assinadas pelo candidato Arthur Bernardes — representante do sistema oligárquico que dominava o país e concentrava o poder nos estados de Minas Gerais e São Paulo, a chamada de política café-com-leite —, tornaram-se públicas.

A Revolta dos Dezoito do Forte e o movimento Tenentista, que eram numa primeira leitura ligados às forças armadas, representavam também a insatisfação de outros estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia com a divisão política existente. Para concorrer contra Bernardes foi lançada a candidatura do fluminense Nilo Peçanha. Outro episódio que contribuiu para a insatisfação contra Bernardes foi a prisão do Marechal Hermes da Fonseca, então Presidente do Clube Militar. Detentor da máquina pública, Bernardes venceu com 56% dos votos válidos da eleição. O descontentamento entre os militares era crescente. Diversas unidades do Rio de Janeiro se organizaram para realizar um levante no dia 5 de julho de 1922 contra o presidente em exercício Epitácio Pessoa (mais um representante da oligarquia que dominava o país) e Arthur Bernardes que assumiria o cargo em novembro. No entanto, apenas o Forte de Copacabana, sob comando do Capitão Euclides Hermes da Fonseca, e a Escola Militar se revoltaram, e foram, dessa forma, facilmente combatidos. Apesar da posição contrária à política café-com-leite, os militares de alta patente acabaram por não aderir ao movimento. A informação chegara até o governo que tratou de trocar os principais comandos militares da capital.

Durante toda a manhã do dia 05, o forte sofreu bombardeio da Fortaleza de Santa Cruz, mas os 301 revolucionários (oficiais e civis) mantiveram-se firmes até que Euclides Hermes e o tenente Siqueira Campos sugeriram que desistissem da luta aqueles que quisessem: apenas 29 decidiram continuar. Para tentar uma negociação, o Capitão Euclides Hermes saiu da fortaleza, mas acabou preso. Os 28 restantes continuaram resistindo.1 Repartiram a bandeira em 28 pedaços e marcharam pela Avenida Atlântica em direção ao Leme. Dez abandonaram o grupo durante o tiroteio. Os 18 que se mantiveram em marcha foram finalmente derrotados em frente à Rua Barroso (atual Siqueira Campos), na altura do Posto 3 de Copacabana. Apenas Siqueira Campos e Eduardo Gomes sobreviveram. O episódio, mesmo que não bem sucedido, tornou-se um exemplo para militares e civis no país, dando origem a outras revoltas tenentistas como a Coluna Prestes, a Revolta Paulista e a Comuna de Manaus. Morreram em combate entre oficiais e praças 12 pessoas no dia 05 e mais duas no dia seguinte num total de 14 mortos.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Veja mais fatos históricos nesse dia:

649 – É eleito o Papa Martinho I
1687 – Publicação dos Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural), por Sir Isaac Newton.
1811 – Independência da Venezuela, sendo o primeiro país da América do Sul a fazê-lo de Espanha.
1833 – Almirante Charles Napier derrota a esquadra portuguesa de Dom Miguel I na batalha do Cabo de São Vicente.
1890 – Luís Gomes, no Rio Grande do Norte, é elevada a categoria de cidade.
1914 – O aviador Eduardo Pacheco Chaves fez o primeiro voo entre São Paulo e Rio de Janeiro, em 4 horas e 40 minutos.
1924 – Levante Revolucionário em São Paulo que culmina na criação da Coluna Prestes.
1942 – Independência da Argélia.
1946 – O estilista Louis Réard exibiu em uma piscina de Paris sua mais nova criação: o biquíni1 .
1951 – William Shockley inventa o transistor.
1959 – O presidente da Indonésia, Sukarno, dissolve o Parlamento.
1964 – A soprano Maria Callas fez sua última apresentação. Ela interpretou Tosca, de Puccini, em Londres.
1970 – O jornalista e apresentador Flávio Cavalcanti estreia o programa homônimo, na Rede Tupi.
1975 – Independência de Cabo Verde.
1981 – Um petroleiro da Companhia Vale do Rio Doce, ancorado no Rio Grande do Sul, causou um desastre ambiental derramando cerca de 120 mil barris de petróleo no mar.
1994 – A Organização das Nações Unidas apresentou um plano para tentar conter a Guerra da Bósnia, na ex-Iugoslávia.
1994 – A BBC de Londres, rede estatal de rádio e TV, recebeu autorização para transmitir uma programação internacional via satélite.
2001 – Os policiais civis da Bahia iniciaram uma greve que durou 13 dias, durante os quais houve saques a lojas e supermercados.
2005 – Anúncio do fim do Ballet Gulbenkian
2006 – Através de um referendo, os habitantes de Montenegro votaram pela separação do país da República da Sérvia.

Eleva Produtos de Limpeza 218224

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br