Prefeitura de Xanxerê 222627
14/02/2020 às 16:16
Visualizações: 27423

Morde & Assopra

Morde & Assopra
Eleva Produtos de Limpeza 218224

Imigração à vista

Notícia da chegada de mais de 80 venezuelanos que ficarão em Xanxerê e Seara pegou todo mundo de surpresa. Na Campina da Cascavel, nenhuma autoridade sabia de nada. Nem se quer tinha ouvido falar que um avião chegava na tarde de quinta-feira (13) trazendo os venezuelanos. Isso, que a notícia já estava por toda Santa Catarina, tanto na internet, jornais e telejornais, mas por aqui ninguém sabia. E se perguntar ainda hoje, é capaz de não saberem. Bom, o grupo vem a trabalho. Ops, trabalho? Ai o internauta não aguentou e choveu de comentários do tipo, onde é que esse povo vai trabalhar se não tem emprego nem para quem vive na cidade?

Tem vaga ou falta gente ou tem gente e não tem vaga

Sim, bem sabemos que vagas de emprego em Xanxerê são escassas. Ter diploma, formação e experiência, anda até atrapalhando muita gente na hora de se candidatar. As empresas não pagam lá aquelas coisas também, não há como negar, mas se ao menos tem vaga, já se está no lucro. No outro viés, empresários reclamam que há vagas sim, mas faltam pessoas interessadas no trabalho, principalmente quando se trata de algo mais braçal, linha de corte, serviços gerais, construção civil. Nessas áreas falta sempre gente para trabalhar.

Preocupação x empatia

Então, é prematuro criticar a vinda de qualquer estrangeiro a trabalho para a nossa região. Se aqui não tem quem faça o que se precisa, há que se pegar gente de fora, não tem como negar. Por outro lado, é compreensivo o temor das pessoas, afinal, é quase uma centena de pessoas, que vão precisar de atendimento de saúde, educação e por ai vai. Sem contar que sem grandes empresas ou indústrias, vaga de emprego em Xanxerê é como garimpar ouro.

Fica de olho

Por falar em chegada, o que é o último relatório da Dive, de primeiro de fevereiro, sobre o número de municípios de Santa Catarina infestados pela dengue. Na Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani), das 14 cidades 12 estão infestadas pelo transmissor da dengue. São eles: Xanxerê, Xaxim, Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, São Domingos e Vargeão. Só Faxinal dos Guedes e Ponte Serrada estão fora da lista. O momento é preocupante e as pessoas precisam tomar consciência e fazer sua parte. Até o começo deste mês ocorreu um aumento de 47,9% no número de cidades infestadas, chegando a 132 municípios, com 4.631 focos.

Pavimentação

Ainda na linha da saúde, o que está faltando para que a Rua da Consolação, a que passa bem em frente ao Posto Hélio dos Anjos Ortiz, seja asfaltada? Sim, sabemos que há muitas ruas muito piores, com enormes crateras, dificultando a vida de muitas pessoas, mas a que me refiro dá acesso a uma das maiores unidades de saúde da cidade, todas as vias que chegam até ela são de calçamento. Talvez, o legislativo possa remanejar recursos e então o prefeito destinar para esta finalidade, ou algum vereador conseguir alguma emenda milagrosa em cima da hora para tal feito. Não custa pedir, né!

Tudo junto

Usuários do mesmo posto, Hélio dos Anjos Ortiz, estão ainda sem compreender o motivo pelos quais levaram a Secretaria de Saúde a retirar a sala de vacinas que ficava em anexo a unidade, com entrada separada dos demais serviços, para colocar o povo da vacina em uma sala dentro da estrutura. Antes, as técnicas podiam atender a pessoa em uma recepção, analisar a caderneta de vacinação, para depois o paciente entrar em outra sala e então receber a vacina. Agora não, está tudo junto. O atendimento das enfermeiras continua brilhante, atenciosas como sempre e para tanto acredito que mereciam um lugar melhor para realizarem o serviço.

Leia todas as edições de Morde & Assopra clicando aqui:

AgroPet 208276

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br