Hiper Badotti 93017
11/01/2023 às 10:19
Visualizações: 54417

Liderança política do Oeste está entre 19 manifestantes catarinenses presos durante manifesto e depredações registradas em Brasília

Justiça Polícia Política Região
Por: Flavio Carvalho

Após um longo e intenso trabalho de averiguação e checagem de informações com inúmeras fontes regionais, estaduais e até mesmo nacionais, o departamento de jornalismo do RP, conseguiu confirmar a presença de uma liderança política do Oeste entre os 19 catarinenses presos pela polícia durante os atos de manifestos e depredações registradas em Brasília durante o último domingo (8). Ainda segundo levantamentos feitos pela reportagem do RP, inúmeros políticos da região, como vereadores, deputados e dirigentes partidários estão sendo investigados por incitação aos atos ocorridos no final de semana.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Pelo menos 10 ônibus foram mobilizados no Oeste, para levar os manifestantes para participar do ato classificado como “golpista”, onde milhares de pessoas tomaram a Praça dos Três Poderes, e danificaram as Sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.  Ainda na terça-feira (10), o governo do Distrito Federal divulgou uma lista com 412 nomes de pessoas presas nos atos terroristas.

O prejuízo ao patrimônio público está calculado em ao menos R$ 3 milhões apenas na Câmara dos Deputados, que junto com o Senado Federal compõe o Congresso Nacional. Até o fim da noite da segunda-feira (9). Balanço da Polícia Federal aponta que pelo menos 1,5 mil pessoas foram presas até o momento.

Ainda na noite da terça-feira (10), o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), determinou que a Secretaria de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina “acompanhe de perto a situação dos 19 catarinenses” que foram presos em atos golpistas em Brasília no domingo (8). Segundo o Governador, as advogadas da Secretaria, que estiveram no local, relataram que todos estão sendo acusados dos mesmos crimes.

Pelas redes sociais, Jorginho afirmou: “Queremos que a Justiça seja cumprida, puna os culpados e absolva os inocentes.” Ele destacou ainda estar em contato com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santa Catarina, com a PGE (Procuradoria Geral do Estado) e com a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo Jorginho, o acompanhamento é para “tentar garantir o direito de cada um ao processo legal a que todos temos direito”. “São catarinenses e por isso o Estado está se fazendo presente. Há muito desencontro de informações.” Bolsonarismo e aproximação de Lula. Em sua posse como governador, Jorginho agradeceu aos bolsonaristas do estado por sua eleição. O governador tem adotado um tom mais apaziguador em relação aos atos de domingo, mas sem condená-los.

Ontem, Jorginho esteve presente na reunião de Lula com todos os governadores do país e, depois, se limitou a dizer que seu estado é de “gente séria, trabalhadora e pacífica”.

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br