Hiper Badotti 93017
13/07/2020 às 16:05
Visualizações: 18348

Entre distâncias educativas

Tecendo Palavras
Por: Flavio Carvalho

 A tecnologia, há anos, vem sendo defendida por muitos educadores, como uma ferramenta aliada do processo educacional, entretanto as disparidades sociais, vêm se solidificando nessa época de pandemia como um abismo na qualidade de ensino ofertado aos nossos alunos.

A pandemia antecipou uma metodologia de ensino futurista, imaginada ao ensino básico e, de maneira acentuada, vem nos mostrando que o acesso à tecnologia está dividindo águas na qualidade do ensino ofertado.

Longe de ser igualitário pelas condições de acesso. Triste, mas real!

À margem, grande parte de alunos sem equipamentos minimamente adequados para acessar aquilo que de longe se parece com sala de aula. Crianças, adolescentes e, até mesmo professores, estão longe do preparo adequado para a educação à distância ou ensino remoto como está sendo denominado.

Aos docentes não há opção e, sim, a necessidade de cumprir com sua missão de ensinar. Os mestres por vocação utilizam-se de sua adaptabilidade e oferecem, sem o calor humano da sala de aula, o melhor que têm de si. Outros, pouco a pouco, serão selecionados se não se adaptarem ao novo modelo de ensino híbrido que está sendo implantado aos poucos em nossas escolas. Não pode haver espaço para um faz de conta!

O livro conceitua, mas o que não acessa a tecnologia, nem tem familiares letrados em bom nível, disponíveis para seu auxílio, não entenderá o que é uma locução adjetiva. Totalmente sem alcance, pois vale lembrar que os pais fazem o que podem, trabalham fora, mesmo em pandemia e, muitos, não têm a formação necessária para dar aula aos filhos.

Sem alternativa, sem explicação, o menos favorecido sente-se incapaz e desmotivado de participar dos bons índices educacionais. Que tenham força nesse momento, pois vocês não estão sozinhos! Com todos esses alunos estão as lágrimas de docentes e gestores de escolas que tentam encontrar uma saída, um norte nessa época em que as palavras de consolo tentam minimizar a situação.

Ensino remoto, à distância, distancia o que aprende do que tenta aprender, afinal, nem a janela daquele que tem acesso eles podem espiar, quiçá a voz suave e firme do bom professor entendedor.

Vivemos em épocas de paredes frias, escolas vazias e incertezas. Entre palestras, projetos, sonhos, e boas intenções, estamos longe de educar como dentro de nossas escolas.

Falta maturidade de tantas partes, faltam condições físicas para equiparar todos nesse processo educativo remoto e pandêmico. Enquanto o acesso à tecnologia não for geral, a educação jamais será igualitária nessa nova forma de ensinar.

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br