Ferragem Xanxerê 216950
06/05/2022 às 21:05
Visualizações: 22605

Energia renovável é tema do último dia do Ciclo de Palestra na ExpoFemi

EXPOFEMI
Por: Flavio Carvalho

A sustentabilidade deixou de ser vista como um custo e passou a ser um investimento das empresas, principalmente, no equilíbrio entre produzir, cuidar do meio ambiente e das relações pessoais.

Neste último dia do Ciclo de Palestras, promovido pelo CREA-SC, o tema das palestras foi Energia Renovável. O primeiro momento foi conduzido pelo engenheiro mecânico e diretor da Ambev, André Thiago Blanger. Ele discorreu sobre o tema “Oportunidades de Economia no setor de energia elétrica na visão do empreendedor”. Blanger citou algumas maneiras em como economizar energia, sem muito investimento e de acordo com as regras de funcionamento.

“Quando a gente coloca um moderninho ou uma geração, onde se consegue ter um preço interessante, mais interessante do que a concessionária ou permissionária que nos atendeu foi um dos assuntos da palestra que, mais foi um bate-papo, para aprender junto”, destaca o engenheiro mecânico.

Mobilidade Elétrica

A segunda palestra foi do engenheiro eletricista de uma empresa especializada de Xanxerê, Landell Ones Michielin, que discorreu sobre a transformação que o setor elétrico está passando. “Nós estamos consolidando as energias renováveis como eólica, solar em pequenas Centrais de Hidrelétricas (CGHs), como necessidade do país em reduzir o uso de petróleo e a emissão de gás carbônico. Nos próximos 10 anos chegará a questão da mobilidade elétrica com os veículos elétricos e a indústria já está pensando no que fazer com a segunda vida das baterias dos veículos elétricos”, afirma.

Neste sentido, o palestrante destaca que haverá a necessidade de pontos de recargas para estes veículos. “As recargas elétricas estarão na frente das nossas casas, nos nossos edifícios e teremos que ter fontes de geração de energia renovável para conseguir fazer esse carregamento das baterias. E nesse sentido vai ter que ter gestão disso”, enfatiza.

A realização das palestras também foi da Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (Seai), com apoio do CREA-SC e da Mutua.

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br