Prefeitura de Xanxerê 222627
25/04/2023 às 13:08
Visualizações: 15213

Confira 4 dicas para evitar dores na coluna

Brasil Saúde
Por: Flavio Carvalho
Oral Brasil Xanxerê 221478

Seja no trânsito, em casa ou no trabalho, a má postura é uma questão dolorosa cada vez mais presente na vida de adultos no Brasil. Segundo o último levantamento feito pela Pesquisa Nacional de Saúde, aproximadamente 21,6% dos adultos (34,3 milhões de pessoas) afirmaram sofrer de problemas crônicos de coluna. Em 2013, o índice era de 18,5%. A tendência preocupa especialistas, que consideram o sedentarismo a maior causa de doenças vertebrais.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Os incômodos na coluna são divididos entre as dores nas costas (na região lombar e dorsal) e no pescoço (região cervical). As doenças desenvolvidas na região da coluna, ocorrem quando há exageros ao carregar pesos ou no tempo que se gasta em uma mesma posição ou tarefa.

As articulações do corpo, inclusive as dos arcos vertebrais, são protegidas por musculatura. A prática de atividades físicas é benéfica para o fortalecimento muscular, que ameniza as cargas do dia a dia (ao segurar bolsas, sacolas, mochilas, por exemplo) e previne problemas na coluna. Alguns deles, em estágios avançados, necessitam de tratamentos complexos ou não possuem cura.

As hérnias de disco, uma das principais causas de afastamento do trabalho e de pedidos de aposentadoria, podem não apresentar sintomas ou provocar dores pontuais de intensidade leve nas primeiras fases. Caso os sinais não sejam investigados por um profissional de saúde, o quadro pode evoluir para uma compressão dos nervos exercida por parte do discos extravasados, quadro que só pode ser corrigido por meio cirúrgico.

Veja orientações para prevenir o problema:

Pratique atividades físicas: realizar exercícios com periodicidade mínima de três vezes por semana irá fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral. Exercícios de alongamento também são importantes para a movimentação e para prevenção de lesões na região das costas e dos membros inferiores.

Atenção à postura: pessoas que passam boa parte do tempo sentadas precisam ter atenção à postura e manter os pés completamente apoiados no chão, com os joelhos em ângulo de 90º e monitores na altura dos olhos. É indicado evitar cruzar as pernas, para que haja distribuição uniforme do peso. Além disso, não é saudável ficar em uma mesma posição por muito tempo. A recomendação dos fisioterapeutas é alternar 45 minutos sentados e 15 minutos em pé para aliviar a tensão muscular.

Cuidado com os pesos: carregar pesos pode ser uma armadilha quando não há cuidado. Para pegar objetos do chão, o correto é dobrar os joelhos para se agachar. Ao segurar sacolas, não é indicado sobrecarregar uma única mão e mochilas e bolsas devem corresponder, no máximo, 5% do peso corporal.

Cuidado com a posição ao dormir: a posição inadequada ao dormir pode provocar dores nas costas e no pescoço. O ideal é dormir de lado, com a cabeça apoiada na linha da coluna e, se possível, com uma almofada entre os joelhos. As pessoas que gostam de ficar com a barriga para cima devem escolher travesseiros baixos. Deitar-se de bruços pode prejudicar a lombar.

 

MH Net Telecom 128256

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br