Hiper Badotti 93017
02/06/2023 às 08:52
Visualizações: 15906

Com foco na prevenção da violência contra pessoa idosa, Xanxerê lança campanha Junho Violeta

Comunidade Xanxerê
Por: Flavio Carvalho
MH Net Telecom 128256

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. em 2021, o município de Xanxerê lançou o Programa Xanxerê 60 Mais – Atenção Integral ao Idoso. O qual visa implementar intersetorialmente ações públicas voltadas à população idosa, promovendo e garantindo o cumprimento do Estatuto do Idoso e da Política Nacional do Idoso.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Dessa forma, pelo segundo ano consecutivo, o município lança a campanha Junho Violeta, que desenvolverá ações como visitas em instituições, clubes de serviço, entidades, programas e serviços da rede, para explanação do assunto e entrega de material alusivo ao tema.

Através do Programa Xanxerê 60 Mais, em 2022 foram recebidas 127 denúncias de violação de direitos contra a pessoa idosa e nos cinco primeiros meses de 2023 já foram registradas 50 denúncias.

A secretária de Assistência Social e responsável pelo Programa de Envelhecimento Ativo de Xanxerê (PEA), Luciana Contini, disse que este é um momento muito delicado em razão da crescente violência contra os idosos no município, mas também um momento feliz, pela grande adesão ao programa. “E é isso que precisamos, pois os idosos estão necessitando do nosso apoio mais do que nunca. E através desse movimento podemos trabalhar para que mais políticas públicas em favor dos idosos possam ser implementadas em nosso município”.

O prefeito Oscar Martarello enfatizou que o cuidado com os idosos é um assunto de extrema relevância e que não pode ficar apenas em um mês. “Esse não é um dever apenas do familiar ou do poder público e sim de toda sociedade civil organizada, pois as pessoas precisam entender a necessidade do zelo para com os idosos, que é o mesmo que queremos que tenham conosco um dia”.

Martarello destacou ainda a cor escolhida para a campanha: o lilás. “Quando escolhemos uma cor para identificar uma campanha, escolhemos para marcar, intensificar, para aprofundar, pensar juntos”.

Ao finalizar sua fala, o prefeito firmou compromisso em transformar em lei o Programa Xanxerê 60 Mais, para que se torne uma política pública do município “e para que não caia em esquecimento futuramente e também para que possamos cada vez ser destaque em ações de acolhimento, respeito e valorização à vida. Por isso convidamos que todos se juntem ao projeto para que possamos ser exemplo e trazer mais conforto e tranquilidade aos nossos idosos.”

Restaurante Gostinho Caseiro 216141

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br