Prefeitura de Xanxerê 222627
20/04/2023 às 16:35
Visualizações: 12474

Casal suspeito de praticar fraudes contra idosos é indiciado pela Polícia em São Lourenço do Oeste

Polícia São Lourenço do Oeste
Por: Flavio Carvalho

A Polícia Civil concluiu investigações sobre a prática de fraudes ocorridas entre os dias 06 e 10 de fevereiro deste ano, na cidade São Lourenço do Oeste, onde na oportunidade duas idosas de 60 e 74 anos, tiveram um prejuízo de mais de R$ 133 mil, ao caírem no “golpe do motoboy”, ou “golpe do cartão clonado”.

De acordo com a polícia, foram indiciados pelo crime uma jovem de 26 e um homem de 55 anos, naturais do estado de São Paulo, e que atualmente se encontram presos em razões de crimes da mesma natureza, paticados na cidade de Seara/SC.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

COMO FUNCIONA O GOLPE

Primeiramente, criminosos ligam para a residência da vítima e, fingindo ser funcionários de instituição bancária ou de lojas famosas, buscam convencer a vítima de que os cartões bancários (crédito ou débito) foram clonados.

Após convencer a vítima da necessidade de cancelar o cartão, os criminosos orientam a entregá-lo a uma pessoa que irá até a residência, a qual também finge ser funcionária de instituição bancária, policial ou oficial de justiça.

De posse dos cartões e senhas das vítimas, os criminosos passam a realizar diversas operações bancárias (saques, transferências, pagamentos), subtraindo os valores disponíveis nas contas-alvos.

CUIDADO: durante a ligação telefônica, a vítima é orientada a ligar para a polícia ou para um número da operadora de cartão. Ocorre que, a ligação recebida no telefone fixo nunca é encerrada, de modo que a vítima pensa estar ligando para outra instituição quando, na verdade, estará apenas conversando com outros criminosos.

COMO AGIR

1) Nunca informe sua senha e nunca entregue seus cartões bancários a ninguém;

2) Em caso de dúvidas, procure a Delegacia de Polícia ou a instituição bancária;

3) Se for necessário contatar as autoridades por telefone, prefira utilizar um aparelho celular (smartphone) e certifique-se de que a ligação está sendo realizada para o local correto.

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br