Prefeitura de Xanxerê 222627
26/04/2023 às 10:02
Visualizações: 13431

Alunos e professores se unem em prol da Paz nas Escolas em Bom Jesus

Bom Jesus Comunidade Educação
Por: Flavio Carvalho
Eleva Produtos de Limpeza 218224

Para muita gente, a paz é uma realidade cotidiana: acordar, ir à escola ou ao trabalho, se alimentar, ver televisão, brincar, dormir. Mas para muitas crianças e adultos, essa realidade é um sonho distante. Essas pessoas vivem em nações em guerra, em regiões em conflito, são refugiadas, suas casas estão destruídas. A paz é um bem precioso e temos que lutar por ela. Criar pontes entre pessoas de crenças e culturas diferentes. Para fazer algo em favor da paz a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) criou, em 1981, o Dia Internacional da Paz.

Qual o valor da paz em nossa vida pessoal? Em casa, na escola, será que basta cada um viver sua vida, sem se importar com o outro, para viver em paz? Não, muito pelo contrário. A paz é difícil de ser construída. Para ter paz é preciso criá-la e lutar por ela todos os dias. Construir a paz significa ter tolerância, aceitar as diferenças, conviver com o outro. E se há conflito como chegar a um acordo? Conversando, negociando, propondo alternativas.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Paz e liberdade

Entre os governos e os países a paz também é difícil de ser construída. Paz não é apenas ausência de guerra ou de conflitos. Um povo oprimido e escravizado não é um povo que vive em paz. Um povo apático e alienado também não vive em paz.

Para haver paz é preciso haver liberdade. Outro ponto a se pensar é que o tecido social não é sólido se não há igualdade ou justiça. Dentro de uma sociedade sem igualdade e sem justiça há espaço para a violência. A paz precisa de justiça. Há muitas formas de celebrar o Dia da Paz. Soltar uma pomba branca, recortar mil bandeiras brancas, conversar com quem está ao nosso lado ou fazer um minuto de silêncio pelas pessoas que estão em guerra. Fazer um desenho, criar um poema ou fazer uma pesquisa para descobrir quantas nações estão em conflito, hoje, neste momento. O conhecimento é uma arma muito importante em favor da paz. Tudo isso vale. E muito.

E por este motivo que em Bom Jesus, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma ação ainda no último dia 19, para celebrar “O Dia da Paz na Escola”, desenvolvendo atividades recreativas ao tema, incentivando todas as crianças e alunos a terem atos e gestos de gentileza, como entrega de flores, um abraço, além de confecção de lembrancinhas e cartazes relacionados a Paz na Escola.

 

Oral Brasil Xanxerê 221478

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br