Na sessão ordinária da última quarta-feira (10), os vereadores Adriano de Martini e Lenoir Tiecher se manifestaram durante a sessão afirmando categoricamente que um movimento liderado pela vice-governadore Daniela Reinehr estaria buscando retirar de Xanxerê e passar para o Hospital de Chapecó a referência em cardiologia, que é exercida pelo Hospital Regional de Xanxerê. Em sua fala o vereador Adriano de Martini afirmou ter buscado informações concretas e que teria sido confirmado pelo hospital de Xanxerê a existência deste movimento, o que teria motivado ele em conjunto com seu correligionário Lenoir Tiecher apresentar uma moção de repúdio a este suposto movimento que o petista afirma ter confirmado oficialmente.
Ouça o que disse o vereador Adrianinho de tribuna
O Ronda Policial também fez contato direto com a vice-governadora Daniela Reinehr a qual repudiou a atitude do vereador petista e afirmou desconhecer qualquer tipo de movimento no sentido de retirar a referência de cardiologia de Xanxerê e que isso se quer faz parte dos planos do Governo de Santa Catarina. Daniela ainda chamou de inconsequente a fake News criada pelo petista.
Ouça o que disse a Governadora em entrevista ao repórter Guilherme Rosa da Silva
Confira a nota emitida pela assessoria da Vice-Governadora
A vice-governadora de Santa Catarina Daniela Reinehr repudia a informação de que estaria liderando um movimento político para transferir o Centro de Referência em Cardiologia do Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, para Chapecó. Não há nenhuma iniciativa do Governo do Estado no sentido de alterar atendimentos deste centro para outros municípios. Em visita ao HRSP, no fim de março, a vice-governadora inclusive destacou a qualidade do atendimento prestado pela instituição. O Governo do Estado também reforça que as obras de ampliação do HRSP seguem em curso e não há movimento contrário nesse sentido. Foram liberados R$ 11,2 milhões para construção da segunda etapa do prédio de oito andares, com 5,5 mil metros quadrados que irá abrigar 10 leitos de UTI coronariana, nova hemodinâmica, novo centro cirúrgico e novos equipamentos de ressonância e densitometria óssea. O número de leitos vai passar de 174 para 214. A expectativa é de ampliar dos atuais 78 mil atendimentos mensais, para mais de 100 mil. Disso, 97% é atendido pelo SUS. A Vice-Governadora questiona a postura dos vereadores que alardearam uma notícia infundada, e de veículos que repercutem o assunto sem a preocupação de checar os fatos a serem noticiados.
De pronto a própria Direção do Hospital de Xanxerê emitiu uma nota afirmando ter sido surpreendida pelas afirmações feitas pelo vereador Adriano de Martini e que desconhece qualquer tipo de manifesto deste tipo.
Confira a nota emitida pelo Hospital de Xanxerê
A direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) informa que também foi surpreendido com as informações, em especial em função de que o Governo do Estado de Santa Catarina vem realizando diversos investimentos em nossa estrutura física e para a aquisição de equipamentos de última geração. Além disso, recebemos recentemente a visita da vice-governadora Daniela Reinehr, acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde Helton de Souza Zeferino, momento em que tivemos uma boa aproximação.
O HRSP reforça que está alinhado com a política de saúde do Estado e desconhece qualquer informação nessa linha (do serviço de referência em cardiologia ser transferido para outro hospital). Gostaríamos de expor para a população que o HRSP é parceiro do Governo do Estado de Santa Catarina, assim como o Governo é parceiro do hospital, e que os investimentos feitos têm o objetivo de manter a qualidade e ampliar os serviços prestados para toda a população do Oeste, evitando o deslocamento dos pacientes para outras regiões em busca de tratamento.
Agradecemos a compreensão da comunidade e frisamos nosso compromisso de estar a serviço da vida.