Ferragem Xanxerê 216950
10/05/2018 às 13:02
Visualizações: 18864

Tontura e fraqueza nos treinos podem significar hipoglicemia

Colunista Esporte & Saúde

Saudações amigos. Quem está acostumado com a prática de esportes sabe que ir treinar sem se alimentar pode fazer o indivíduo passar mal. Na hora de relatar o que aconteceu muitas vezes o indivíduo diz que passou mal por fraqueza, o que realmente não deixa de ser. Porém são sintomas clássicos de uma hipoglicemia.

Muitas pessoas associam a hipoglicemia somente a pessoas diabéticas, porém não é bem assim. Normalmente em uma pessoa que não tem diabetes a hipoglicemia é difícil de ocorrer. Para quem faz exercícios muito tempo em jejum ou sem comer isso pode ocorrer com facilidade. A pessoa pode começar a sentir tontura, vista turva e suor frio. Muitas vezes isso acontece porque ela tem a falsa ideia de que se não se alimentar, conseguirá emagrecer com mais facilidade, o que é um engano. Ao não se alimentar, a pessoa não permite que seu organismo queime gordura. Assim ele vai buscar outras fontes de energia para poder funcionar.

Hipoglicemia significa baixo nível de glicose no sangue (glicemia abaixo de 60 mg/dl). Geralmente é ocasionada por falta de refeições nos horários corretos, por exercícios físicos excessivos ou por doses elevadas de insulina e/ou medicamentos em pessoas diabéticas. Mas no caso dos exercícios significa que acabou a energia mesmo. E como dizem os antigos, “saco vazio não para em pé”.

Quais são os sintomas? Os sintomas clássicos de hipoglicemia são suor em excesso, sonolência, fraqueza, palpitações, tremores, visão dupla ou turva, fome súbita, confusão mental.

Se os níveis de glicemia chegarem a valores muito baixos, pode acontecer o coma hipoglicêmico. Nesta situação, os valores de glicose no sangue estão tão baixos que são insuficientes para o cérebro continuar funcionando adequadamente. Em geral, a pessoa fica semiconsciente (comporta-se como um embriagado) ou inconsciente.

Para melhorar: Os sintomas da hipoglicemia são aliviados minutos após o consumo de açúcar de qualquer forma (doces ou comprimidos de glicose) ou pela ingestão de um copo de suco de frutas, de água com algumas colheres de açúcar ou leite.

As melhores alternativas para evitar o surgimento de hipoglicemias são: programar as atividades físicas, ingerir alimentos extras antes de exercícios físicos, planejar lanches durante sessões muito longas de exercícios como corridas de longa distância, por exemplo, fazer um lanche depois de uma longa série de exercícios ajuda a reduzir os riscos de hipoglicemia tardia e cumprir o plano alimentar: horário, quantidade e qualidade dos alimentos.

Como vimos, na grande maioria dos casos, comer alimentos saudáveis e não demorar para se alimentar resolvem esse problema. Entretanto, caso você continue sentindo isso constantemente mesmo se alimentando melhor, não hesite em procurar um médico.

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br