Ferragem Xanxerê 216950
29/11/2018 às 14:15
Visualizações: 18894

Erros mais comuns ao praticar exercícios

Colunista Esporte & Saúde

Os benefícios da prática regular de exercícios físicos são inegáveis. As atividades contribuem para reforçar o sistema imunológico, fortalecer a musculatura, estimular o raciocínio e até mesmo prolongar a expectativa de vida.

Diante de tantas vantagens, não há motivos para permanecer no sedentarismo! Mas fique atento: alguns erros comuns ao praticar exercícios podem comprometer o seu desempenho e, em alguns casos, causar problemas de saúde.

Hoje você conhecerá alguns dos equívocos que costumam ser cometidos por praticantes das mais diversas modalidades. Certifique-se de avaliar a sua rotina de treinos e, caso identifique um procedimento inadequado, faça os devidos ajustes e continue firme. Vamos lá?

  1. Pular etapas

Se você decidiu iniciar uma atividade física regular, parabéns! O caminho é esse, e os benefícios da prática serão logo percebidos. Em sua nova rotina, você deve somente evitar a ânsia de querer recuperar todo o tempo perdido em apenas algumas semanas, pulando etapas fundamentais da sua evolução física.

Sua evolução nos treinos deve ser gradual, à medida que fortalece a sua consciência corporal e prepara o seu corpo para cargas mais intensas. Seus objetivos devem ser reais e plausíveis: certifique-se de não criar metas inalcançáveis e elimine o risco de se lesionar ou se decepcionar.

  1. Negligenciar o aquecimento e o alongamento

Para muitos atletas amadores, aquecimento e alongamento são etapas dispensáveis e constantemente esquecidas durante a rotina de treinos. Um grande e perigoso equívoco!

Ambos contribuem para preparar o corpo para a prática efetiva do exercício, tornando músculos, tendões e articulações mais receptivos aos movimentos requeridos pela atividade.

Sobre a principal diferença entre aquecimento e alongamento vale mencionar que o primeiro se refere a uma condição indispensável, devendo ser priorizado antes de qualquer atividade física. O segundo desponta como uma prática auxiliar, igualmente importante, que minimiza a incidência de incômodos musculares durante e após o exercício. Aposte em ambos!

  1. Exagerar na quantidade ou na intensidade dos treinos

Seja na motivação para iniciar em uma modalidade, seja no esforço para melhorar o desempenho em determinada prática esportiva, o exagero deve ser terminantemente evitado sob o risco de gerar dores ou lesões e prejudicar a sua continuidade no esporte.

Recorra sempre a profissionais especializados que orientem a respeito da recorrência apropriada de treinos e da carga mais adequada para o seu caso e seus objetivos. Esse cuidado garantirá que você continue motivado, permanecendo saudável e apto a praticar exercícios.

  1. Ignorar os limites do corpo

Jamais ignore os sinais do seu corpo! Mesmo aqueles que estão habituados a uma rotina de exercícios podem até mesmo inconscientemente fechar os olhos diante dos indícios do corpo de que algo está errado. Fique atento!

A recorrência de esforço repetitivo, sem pausas para regeneração, aumenta os riscos de lesão e pode comprometer seus resultados. Respeite os seus limites e dê o descanso adequado aos seus músculos para continuar evoluindo.

A atividade física é essencial para a qualidade de vida de qualquer pessoa, independentemente da idade. Não permita que erros comuns ao praticar exercícios impeçam você de conquistar seus objetivos na modalidade que escolheu. Bons treinos!

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br