Prefeitura de Xanxerê 222627
06/12/2018 às 17:03
Visualizações: 12714

Empresários do setor industrial participam de palestra sobre Lean Manufacture

São Lourenço do Oeste

Com o objetivo de abrir a discussão sobre fatores de mudança para o combate à baixa eficiência produtiva, na noite desta quarta-feira (5), a Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) reuniu um grupo de empresários do setor industrial para discutir Lean Manufacture – filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). A palestra foi ministrada por Odacir Mondini. Segundo Mondini, a ideia era conversar com empresariado, explicar o que o Lean e manufatura enxuta, mostrar o potencial que isso tem e como é possível contribuir com as empresas. Embora o processo do Lean Manufacture seja um pouco lento, Mondini lembra que é preciso ter a iniciativa e dar o start, garantindo que alguns resultados podem ser observados já no primeiro mês. Em resumo, a ideia é preparar as pessoas para que elas entendam e saibam onde aplicar cada ferramenta nos processos. Ainda que o tempo varie de acordo com a cultura organizacional, forma de atuação e dedicação, Mondini afirma que os resultados são alcançados com dois ou três anos de trabalho.

Trabalho

Além da parte teórica, a palestra trouxe dados como o ranking de competitividade dos países, explicações sobre o Lean e suas ferramentas. No fim, foram apresentados alguns cases de empresas de Santa Catarina que adotaram o processo e alcançaram resultados importantes.

Lean manufacturing

Traduzível como manufatura enxuta ou manufatura esbelta, e também chamado de Sistema Toyota de Produção, Lean manufacturing é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios. Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas “lean” incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção “pull” (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).

 

AssessCom

 

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br