Ainda na manhã da terça-feira (30) a reportagem do Ronda Policial entrou em contato com o Hospital Regional de Xanxerê, em busca de uma manifestação por parte da instituição devido as declarações feitas por um internauta do portal, onde o mesmo após ter perdido sua mãe por conta de um AVC, resolveu denunciar a falta de neurologista e também de climatização adequada para atender aos pacientes da ala do SUS junto ao hospital. O hospital por meio de sua assessoria de imprensa no entanto se negou a manifestar-se a respeito dos fatos. Entretanto, devido à grande repercussão social gerada e dos inúmeros comentários, questionamentos e também críticas que surgiram por parte da comunidade local e regional, a instituição voltou atrás e ao final da tarde emitiu uma nota para toda a imprensa no intuito de justificar/esclarecer ou minimizar a situação, alegando que as declarações dadas pelo internauta ao Ronda Policial foram equivocadas. Confira a nota na íntegra.
Nota de esclarecimento
Em razão de informações equivocadas emitidas por alguns veículos de comunicação nos últimos dias, a direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) esclarece que trabalha conforme determina o Sistema Único de Saúde (SUS), que organiza os atendimentos da população por meio de hospitais referência regionais.
No caso da especialidade de neurologia, a referência para a região é o Hospital Regional do Oeste (HRO), que possui equipe multiprofissional especializada e estrutura para o atendimento de qualquer nível de complexidade em neurologia. Da mesma forma, o HRSP é referência em cardiologia, também com uma equipe multiprofissional qualificada, vocacionada para o atendimento em alta complexidade em cardiologia, e com uma estrutura física adequada para a especialidade.
Cabe ressaltar que o HRSP possui um serviço de Emergência preparado para o acolhimento de qualquer especialidade e que, diante da identificação por parte da equipe técnica da necessidade de atendimento especializado em neurologia, o paciente é imediatamente encaminhado para o hospital de referência na especialidade. Da mesma forma que ocorrem os encaminhamentos de pacientes de outros municípios que necessitam de atendimento no Hospital Regional São Paulo.
A direção do HRSP entende que a comunidade gostaria de ter todas as especialidades disponíveis para o atendimento em seu próprio município. Porém, em todo o país os encaminhamentos via SUS funcionam desta maneira, permitindo que instituições se especializem e prestem serviços mais qualificados, cada um em sua área de atendimento.
Relembre a matéria feita pelo Ronda Policial