Ferragem Xanxerê 216950
24/05/2018 às 10:05
Visualizações: 14364

Conexão Política 24/05/2018

Colunista Política
Taisat Instrumentos Musicais 211723

Projetos seguem na gaveta

Não se sabe se foi pelo vazamento da notícia, mas os projetos que visam reduzir os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores não entraram na pauta de discussão na sessão da noite de ontem. A cobrança do povo seria enorme caso isso viesse acontecer de forma tão repentina e sem a possibilidade de divulgação para uma maior participação popular.

Vai ficar sozinho

Falando em projetos de redução de salários, é bem provável que o vereador Wilson Martins dos Santos (PSDB), autor dos três projetos, fique sozinho nesta questão. Isso porque já houve manifestações, por parte da maioria dos vereadores, contrária aos projetos apresentados. Alguns vereadores dependem dos salários para se manterem. Quando a política se confunde com profissão, corre-se o risco de acontecer este tipo de situação. Situação esta que é condenada pela maioria da população, já que muitos entendem que, principalmente vereador, não deveria receber nada.

Vai ficar sozinho II

Apesar da possibilidade de ficar sozinho nesta luta, Wilson Martins argumenta que sua parte está fazendo e que independente do resultado a discussão foi apresentada a população. Torce para que os vereadores entendam a real situação e que pode ser uma chance da classe política de Xanxerê resgatar um pouco a confiança da população que anda tão desacreditada com os desmandos que ocorrem, principalmente na esfera federal.

Outros municípios reduziram salários

É importante salientar que vários municípios adotaram esta prática ao terem suas arrecadações em queda vertiginosa. No município de Manaus, em janeiro do 2013, os vereadores recém empossados fizeram uma sessão extraordinária, votaram e aprovaram a redução de salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. Mesma situação aconteceu no município de Embu da Artes, onde os vereadores votaram a redução dos salários dos mesmos agentes políticos, com o objetivo de garantir o direito de muitos servidores que estavam ameaçados.  Estas reduções aconteceram dentro da própria legislatura o que cai por terra qualquer alegação de que é inconstitucional a redução de salários.

Meta fiscal

A Administração Municipal apresenta na manhã desta quinta-feira o resultado das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2018. A principal informação é a redução do índice da folha dos servidores municipais que, apesar de ainda estar em estado de alerta, deu uma leve caída fazendo com que o município pudesse revogar o decreto de corte de gastos. Mas é bom ter muito cuidado, pois a arrecadação está caindo de forma muito brusca e o comprometimento de 50,1% é muito semelhante ao ano passado o qual a Administração Municipal teve muitas dificuldades e foi obrigada, por força de lei, editar o decreto de corte de gastos. O prefeito inclusive sofreu um pedido de abertura de processo de impeachment, na Câmara de Vereadores, por conta de atos considerados ilegais durante o período em que o município estava com o Limite Prudencial com a folha estourado.

Caso de polícia

Não bastasse os altos preços empregados por conta dos aumentos absurdos da gasolina, tem postos de gasolina que estão se aproveitando da situação e numa atitude covarde estão elevando ainda mais o preço. A paralisação dos caminhoneiros não pode ser motivo para estes desmandos e a polícia precisa agir, pois isso nos parece um caso de polícia.

Falta de mercadorias

A paralisação dos caminhoneiros pode deixar a situação complicada, já que os abastecimentos aos mercados estão praticamente parados. O consumidor começa a perceber nas prateleiras o reflexo desta paralisação. Alguns produtos começam a faltar o que pode transformar a situação em um verdadeiro caos caso o governo não encontre uma solução rápida para que o movimento acabe logo.

Eleva Produtos de Limpeza 218224

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br