Super Auto
Perfetto Café
Academia Spaço Fitness
Badotti Topo
Menu Site 02 – 04 seg

Notícias

Home >Notícias >Conexão política 06/02/2018

COLUNISTA Conexão Política Visualizações: 259

Conexão política 06/02/2018

Conexão política 06/02/2018

Clima esquentou no legislativo

A primeira sessão legislativa do ano de 2018 começou de forma muito negativa. A indignação provocada pelo aumento abusivo na Taxa de Coleta de Lixo e a votação do pedido de abertura de processo de cassação, contra o prefeito Avelino Menegolla, levou centenas de pessoas ao plenário do legislativo xanxerense na noite desta segunda-feira, 05/02. Responsáveis pela aprovação dos projetos que aumentaram a Taxa e o IPTU, a bancada de apoio ao prefeito Menegolla, formada pelos vereadores do PT, PSD e PP foram duramente cobradas pela população. Os mais cobrados foram os petistas Adriano De Martini e Tiecher, que hoje são os vereadores que dão sustentação ao governo de Menegolla.

Renúncia em segundo plano

Se perguntar para qualquer um que foi a sessão da Câmara de Vereadores de Xanxerê, na noite de ontem, poucos lembrarão a renúncia do vereador Adriano De Martini da presidência do legislativo. Em um momento que poderia ser de festa para o PT, acabou manchado pela grande insatisfação provocada, pela sua posição dentro do legislativo municipal. O povo está sentindo no bolso esta união do Partido dos Trabalhadores com o governo de Avelino Menegolla (PSD). E não é pouco não! Muitas das pessoas que estavam no plenário da Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira, levaram seus carnês para provar. Aposentados que tiveram absurdos 200 e até 300% de aumento da Taxa de Coleta de Lixo. Outra senhora mostrava o carnê de seu imóvel com R$ 85,00 de IPTU e R$ 741,00 de Taxa de Lixo. Se os vereadores do PT quiseram marcar sua passagem pelo legislativo, certamente estão marcando, mas de forma negativa já que a indignação é geral. Seja pobre seja rico, ninguém se conforma com o aumento abusivo.

Agressões

A posição tomada pelo PT na Câmara de Vereadores de Xanxerê ficou tão desconfortável, que na sessão desta segunda-feira ficou nítido o temor que alguma coisa pior pudesse acontecer com relação aos seus vereadores. A mobilização, que deve ter partido dos próprios gabinetes, levou um pequeno grupo de petistas e simpatizantes ao plenário que acabaram confrontando a grande massa que foi lá para protestar contra o aumento da Taxa de Lixo. O clima quente de dentro do plenário se transferiu para rua, onde o esposo de uma suplente de vereadora do PT acabou agredindo verbalmente e fisicamente manifestantes que estavam em frente à sede do legislativo. O valentão acabou sendo contido pela Polícia Militar que já se fazia presente na Câmara e encaminhado à delegacia.

Batata Assando

O vereador Leonir Ticher (PT) vai pegar, literalmente, a bata assando. Tiecher vai assumir a presidência da Câmara de Vereadores em meio a grande insatisfação popular, por conta do aumento abusivo da Taxa de Coleta de Lixo que aconteceu em Xanxerê. Sendo um dos responsáveis pela aprovação deste aumento, juntamente com seu companheiro de partido Adriano De Martini, Tiecher vai ter muito trabalho para contornar esta situação, já que a indignação e generalizada. Tidos como defensores do povo, a bancada petista, ao que parece, deu um “tiro no pé” com essa posição de rezar na cartilha da atual administração. Resta saber qual o tamanho deste desgaste político, principalmente do vereador Adriano, que sonha ser candidato a deputado por Xanxerê.

Na crista da onda

Enquanto os vereadores de situação estão remando contra a maré, os de oposição estão na onda do povo. Liderada pelos parlamentares mais experientes, Wilson Martins dos Santos (PSDB) e João Paulo Menegatti (PTB), a bancada tem jogado duro contra os projetos antipopulares enviados pela administração e que foram aprovados pela Câmara de Vereadores. Projetos como o que reduziu o Leite e Pão Amigo, que aumentou o IPTU e a Taxa de Coleta de Lixo tiveram votos contrários dos vereadores oposicionistas. Enquanto os vereadores do PT, PSD e PP estão ladeira abaixo em relação a popularidade, não resta dúvida de que os parlamentares do PSDB, PTB, PMDB e DEM, que compõe a oposição estão aproveitando o bom momento.

Publicidades

Bianca Turismo – Interna
Joelcir Interno
LisaFarma Interno
Wustro Interno
Restaurante Interno
Milte Interno
Chapeação PerformanceCar Interno
La Luna Modas – Gerusa
NetXan Interno
For boys rodapé
Reana central
Fechar